Artes Visuais

Exposições de Artes Plásticas e Design realizadas pelos alunos da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) são apresentadas com regularidade nos seus diversos espaços como também nos espaços prestigiados dos diversos parceiros, nomeadamente várias câmaras municipais e museus.

Com regularidade a ESELx realiza Palestras e Workshops com profissionais que se destacam nas áreas das Artes Plásticas e Design.

 

 


Sobre a ESELx

A Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) foi instituída em 1979 e integrada no Politécnico de Lisboa em 1985, sendo herdeira da Escola do Magistério Primário de Lisboa.

A ESELx tem como missão original a de formação de professores mas nos últimos anos apostou no aumento e diversificação da sua oferta formativa para as áreas das Artes Visuais, Música e Mediação Artística e Cultural.

A escola salienta a sua cultura pedagógica pela participação, reflexão critica, formação ao longo da vida e trabalho em equipa, promovendo a criação e consolidação entre a educação, comunidade e desenvolvimento humano.

 

 

Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT)

A licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias visa a formação superior de técnicos com uma sólida e abrangente formação nas áreas das artes visuais e suas tecnologias, no âmbito da criação e produção de objetos artísticos e funcionais, capazes de ocupar postos de trabalho em diversos contextos como ateliers de design, de artesanato, editoras livreiras, na indústria, nas autarquias, ATLs, Serviços Educativos de Museus, Centros Culturais, etc ou enveredar por uma carreira artística.

A estreita articulação da formação em Artes Plásticas e em Design, que fundamenta a estrutura curricular do curso, permite transpor a tradicional divisão rígida entre áreas disciplinares como a pintura, a escultura e o design, possibilitando assim, conceber produtos mais relacionados, quer com objetivos funcionais de comunicação e equipamento, quer com objetivos assentes em conceitos estético – artísticos.

 

 

Licenciatura em Mediação Artística e Cultural (MAC)

Perante as alterações do papel e do lugar dos artistas, das artes nas sociedades atuais, assim como das relações entre os públicos e as diversas manifestações artísticas, a criação deste curso visa responder à necessidade de novos profissionais para desenvolver uma nova função: a mediação artística e cultural.

Os estudantes terão oportunidade de aprofundar uma linguagem artística, sem, no entanto, serem privados das competências necessárias para integrar o mercado de trabalho em instituições diversas.

As artes ocupam um lugar de relevo, esta componente de formação, a realizar em cursos de licenciatura de formação artística noutras Escolas do IPL (ESD, ESML, ESTC), em conjunto com futuros artistas, proporciona aos estudantes um conhecimento aprofundado e vivido dos processos criativos.

 

 

Licenciatura em Música na Comunidade (MUSC)

Proporcionando uma formação inovadora no país, tem como principal objetivo a formação de músicos habilitados a darem respostas artísticas adequadas a diferentes públicos e contextos de intervenção comunitária.

Promove a prática musical individual e em conjunto e da vivência de experiências artísticas integradas, a par de uma sólida formação no âmbito das ciências musicais.

É valorizada a articulação entre competências de performance instrumental, de desempenho vocal e de criação musical, bem como as capacidades de trabalho em equipa e de análise reflexiva sobre objetos artísticos.

Eventos Relacionados

Veja o que temos para lhe oferecer
Selecionar Categoria
 Exposição ‘Roma – Atmosphaera et Poetica’  – Pinturas de Luís de Matos
Espaço Artes - Politécnico de Lisboa
Fev12-2020Grátis
 Exposição ‘Coisas Novas e Coisas Velhas’ de João António Fazenda
Espaço Artes - Politécnico de Lisboa
Jan15-2020Grátis
 A arte de António Roque
Espaço Artes - Politécnico de Lisboa
Nov15-2019Grátis

 A arte de António Roque

[ Exposição ]
Trabalhos de António Roque - Movimento & Perspetiva