Dança

Espetáculos, mostras de vídeo-dança, workshops, masterclasses, e outros eventos são apresentados regularmente à comunidade pela Escola Superior de Dança (ESD). Durante os 6 ciclos de espetáculos anuais, a ESD apresenta uma vasta programação no âmbito da criação artística contemporânea. Ao longo dos 35 anos de existência a ESD integrou a programação de diferentes teatros nacionais, espaço público ou património classificado como Museu do Azulejo, Palácio da Ajuda, Castelo de São Jorge, Museu de Leiria, m|i|mo – museu de imagem em movimento, Panteão Nacional, Teatro Thalia, entre outros. Estes são alguns dos espaços onde é possível assistir às atividades artísticas da ESD em virtude das várias parcerias estabelecidas pela Escola.

A Escola Superior de Dança (ESD) mantém contactos privilegiados com o meio profissional português e internacional da dança, através da cooperação com companhias profissionais e com instituições de formação em dança.

A ESD convida regularmente bailarinos e coreógrafos, portugueses ou estrangeiros, em cooperação com as companhias de dança, para criarem novas coreografias, realizarem masterclass ou cursos breves.

Das diferentes parcerias estabelecidas destacam-se Festival Materiais Diversos, Festival Metadança, Companhia de Dança de Almada (Quinzena de Dança de Almada), Vo’Arte (Festival Inshadow), Opart e Companhia Nacional de Bailado, Companhia Plural (Fundação Liga), Amalgama Companhia de Dança, entre outros…

 

 


Sobre a ESD

A Escola Superior de Dança (ESD) dedica-se à formação de profissionais da dança e de professores de dança, com o mais elevado nível possível de preparação artística, pedagógica e científica.

A ESD foi criada em 1983, no âmbito da reforma do ensino artístico ministrado no Conservatório Nacional, tendo origem no Conservatório Geral de Artes Dramáticas, instituído por decreto régio de D. Maria II, sob proposta de Almeida Garrett, em 1836. Foi integrada no Politécnico de Lisboa em 1985.

O objetivo da ESD é o da formação completa do “artista” detentor de um leque de competências comuns e formações específicas, resultando numa diversidade de saídas profissionais. Outra vertente assumida pela ESD é a formação de professores do Ensino Especializado da Dança. A formação dos estudantes tem por base um suporte científico e integrador dos contextos culturais e uma forte componente aplicada (prática), promovendo a integração e o reconhecimento dos nossos estudantes, no meio artístico, nomeadamente através da criação e organização de apresentações e espetáculos.

 

Curso de Licenciatura em Dança

O curso superior de Licenciatura em Dança é um curso de 1º ciclo do Ensino Superior, com a duração de seis semestres, conferindo 180 créditos e o grau de licenciado.
O curso oferece uma formação centrada na prática e na experiência artística, com vista ao desenvolvimento das capacidades técnicas, criativas e performativas dos estudantes. Pretende, também, estimular a reflexão e a contextualização da prática artística.

 

Curso de Mestrado em Ensino de Dança

O ciclo de estudos deste curso está organizado em 4 semestres e constitui-se por um curso de especialização e um estágio profissional, objeto de Relatório Final. O total de 120 créditos confere o grau de mestre.

O Curso de Mestrado atribui o grau de Mestre em Ensino de Dança, cumprindo com os objetivos de proporcionar uma formação adequada e abrangente que responda às necessidades profissionais do exercício da docência no ensino especializado de Dança com vista à concessão de habilitação profissional exigida.

Eventos Relacionados

Veja o que temos para lhe oferecer
Selecionar Categoria
ORQUESTRA DE SOPROS | ‘Sons Ibéricos XI’
Jun20-2020Grátis

ORQUESTRA DE SOPROS | ‘Sons Ibéricos XI’

ORQUESTRA DE SOPROS | ‘Sons Ibéricos XI’ Concerto, sábado, dia 20 de junho de 2020 às 17h00@ Auditório Vianna da Motta, ESML, Lisboa Programa #1. Obra em estreia absoluta, encomenda do Consórcio dos 15 anos       ANTÓNIO VITORINO D´ALMEIDA #2. Quadros Portugueses       FERNANDO LAPA #3. Danças Concertantes, para piano e Orquestra de Sopros       SÉRGIO AZEVEDO       (Obra […]
ORQUESTRA DE SOPROS | ‘Sons Ibéricos XI’
Jun19-2020Grátis

ORQUESTRA DE SOPROS | ‘Sons Ibéricos XI’

ORQUESTRA DE SOPROS | ‘Sons Ibéricos XI’ Concerto, sexta-feira, dia 19 de junho de 2020 às 21h00@ Auditório Vianna da Motta, ESML, Lisboa Programa #1. Obra em estreia absoluta, encomenda do Consórcio dos 15 anos       ANTÓNIO VITORINO D´ALMEIDA #2. Quadros Portugueses       FERNANDO LAPA #3. Danças Concertantes, para piano e Orquestra de Sopros       SÉRGIO AZEVEDO       (Obra […]
ORQUESTRA SINFÓNICA | ‘150 anos do nascimento de Florent Schmitt’
Jun7-2020Grátis

ORQUESTRA SINFÓNICA | ‘150 anos do nascimento de Florent Schmitt’

ORQUESTRA SINFÓNICA | ‘150 anos do nascimento de Florent Schmitt’ Concerto, domingo, dia 7 de junho de 2020 às 17h00@ Auditório Vianna da Motta, ESML, Lisboa Programa #1. Rêves       FLORENT SCHMITT #2. Três Esboços Sinfónicos       JOLY BRAGA SANTOS #3. Nine Plus Eight Equals Seventeen       TELMO LOPES       (Obra em estreia absoluta) órgão Hammond | Telmo Lopes […]