Conferência por Carmen Fuentes | “As flautas alternativas ao Sistema Boehm na Alemanha dos finais do século XIX às primeiras décadas do século XX”

Muitos flautistas, compositores e maestros, entre os quais se contavam Richard Wagner e Johannes Brahms, consideravam que a Flauta Boehm não era adequada para a orquestra, considerando que era desprovida daquilo que consideravam o verdadeiro carácter do instrumento. Nesta conferência, no dia 9 de Março às 11h00, serão apresentados vários instrumentos, nomeadamente as flautas construídas por Maximilian Schwedler, o flautista a quem foi dedicado o Concerto para flauta e orquestra de Carl Reinecke.

Biografia

María del Carmen Fuentes Gimeno concluiu estudos superiores de flauta no Conservatório Superior de Música “Joaquín Rodrigo”, em Valência, obtendo o título de professora senior. Posteriormente, realizou cursos de aperfeiçoamento com Juana Guillem e Benoît Fromanger e trabalhou traverso barroco com Wilbert Hazelzet e Peter Thalheimer.
Participou em masterclasses com P.Y. Artaud, P. Lukas Graf, Vicens Prats, P. Lloyd, R. Ghiani, S. Martínez e M. Fregnani. Obteve um Mestrado em Interpretação Histórica na especialidade de Traverso barroco e um Mestrado em Pedagogia Instrumental na Hochschule für Musik em Nürnberg com as mais altas classificações.
Desde 2002, é membro do corpo de professores de música e artes cênicas da Generalitat Valenciana. Lecionou seminários de pedagogia musical, organizados pelo Instituto Goethe, em La Paz (Bolívia) e em Lima (Peru).
Participou em festivais de música de câmara em Nürnberg, Erlangen, Banz, assim como em concertos sinfônicos integrando a Orquestra Sinfônica de Bamberg. Gravou dois CDs de música barroca com Marcos Fregnani e Susanne Hartwich-Düfel.
Atualmente prossegue estudos de doutoramento em Música (Performance) na Universidade de Aveiro tendo como tema de investigação as Flautas alternativas ao sistema Boehm na Alemanha dos finais do século XIX aos inícios do século XX. Participou nos congressos de pesquisa artística Hands-on Flute de Aveiro em 2017 e 2018, bem como no II Congresso Doutoral de Música e Musicologia da Universidade Sorbonne de Paris em 2019. Também participou do Simpósio “Correto, mas não bonito. Performance II”da Universidade de Sydney em Viena em setembro de 2019.

Tags:

09/03/2020 11:00
Escola Superior de Música de Lisboa - Pequeno Auditório

Escola Superior de Música de Lisboa (ESML - IPL)