MASTERCLASS | ‘Choro contemporâneo: possíveis implicações em razão da prática da Hibridação’ por Samuel Pompeo

Final do século XIX, começo do século XX. Nova Orleans nos Estados Unidos e Rio de Janeiro no Brasil. Germinando sobre o mesmo terreno – a mistura única das europeias polca, schottish e mazurca com o ritmo e a melodia da música africana – nascem dois gêneros: o choro e o jazz. O caráter rítmico, a harmonia, o improviso do jazz – bem como a combinação das linhas melódicas horizontais do choro às experimentações harmônicas modais e tonais, recursos utilizados pelo jazz durante toda sua história – podem ser notados nos arranjos e composições do grupo. Sendo assim, esse Materclass propõe a apresentação do repertório desenvolvido pelo grupo – seguido de uma breve discussão sobre cada uma das músicas apresentadas – possibilitando assim a exposição dos processos e ferramentas utilizadas durante este processo criativo e performático.

Inscrições e informações através de ncascais@esml.ipl.pt.

SAMUEL POMPEO

Natural de Americana, onde começou seus estudos de saxofone em 1982 na Escola Municipal de Música e realizou seus primeiros trabalhos na Banda Municipal de Americana. Em Sumaré, também atuou na Banda Municipal entre 1987 e 1994 e foi professor na Escola de Música durante dois anos.

Sempre teve interesse por todos os instrumentos da família do saxofone e dos instrumentinos (flauta, flautim e clarinete), o que o fez procurar conhecimento necessário para tocar do sax barítono ao flautim. Para tanto, estudou com vários dos mais renomados músicos de São Paulo e do Brasil, entre eles Nailor Aparecido de Azevedo (Proveta), Eduardo Pecci (Lambari), Cláudio Leal, Grace Lauren, Roberto Sion, Hudson Nogueira, Nivaldo Ornellas, Dilson Florêncio e Idriss Boudroua.

Gravou ou tocou com vários nomes da música popular, entre eles Leonardo, Jane Duboc, Elba Ramalho, Alceu Valença, Gilberto Gil, Pepeu Gomes, Ian Anderson (Yes), Alice Cooper, Zezé di Camargo e Luciano, Sandy & Júnior, Skank, Chico César, Fito Paes, Fat Family, Maurício Manieri, Toquinho, Trio Mocotó, Maria Rita, Jair Rodrigues, Simoninha, Ivan Lins, Gal Costa e Zélia Duncan.

Participou como músico convidado de concertos com as principais orquestras sinfônicas do estado, como Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Experimental de Repertório, Orquestras Municipais de Campinas, Ribeirão Preto e Santo André, Orquestra Sinfônica da USP e Orquestra Sinfônica Brasileira.

Recentemente participou de concertos junto a importantes nomes do jazz, tais como Banda Mantiqueira, Tad Nash (USA), Ben Alisson (USA), Ohad Talmor (USA), Bepi Damati (Itália), Wood Wytt (USA), Ryan Keberle (USA), além de apresentações nos festivais “ChorandoSemParar” (2018) e “Jazz a la Calle” (2019).

Atualmente, é professor da Escola Municipal de Música de São Paulo, professor convidado do festival “Fiato Al Brasile” (Itália), líder do Samuel Pompeo 5teto, participa da SoundScape Big Band e da Banda Urbana.

Tags:

13/02/2019 14:00
Escola Superior de Música de Lisboa - sala 0.81

Escola Superior de Música de Lisboa (ESML - IPL)