Masterclass de Bateria por Ramon Montagner

Nesta Masterclass Ramon Montagner explora os conceitos rítmicos da coordenação motora baseada em sistemas e leituras.
 Essa metodologia abrangente, – já utilizada por grandes nomes, tais como Allan Dawson e Gary Chester, com métodos consagrados na literatura sobre técnicas bateria, a nível mundial – tem agora uma interpretação e adaptação para o universo rítmico brasileiro.

Exploração de cinco dos principais ritmos brasileiros como Samba, Baião, Frevo, Maracatu e Ijexá, com sistemas originais e inusitadas mesclagens aplicadas a batidas mais tradicionais do cancioneiro popular.

Nas três primeiras sessões do livro Ramon propõe sistemas para leituras a uma, duas e três vozes com um mergulho profundo nas vozes rítmicas de cada gênero estudado. Além disso nas sessões 4 e 5 trabalha com o conceito de Independência Harmônica, como um resultado dos capítulos anteriores e também sistemas e leituras para ritmos brasileiros em 5/4 e 7/8.

Demonstração de técnicas de mão, usadas por ele como Push and Pull e grips para duas e três baquetas.

Biografia

Ramon Montagner iniciou seus estudos aos 12 anos e logo se profissionalizou, tendo desde então trabalhado com diferentes estilos musicais. De 1992 a 2006 acompanhou o cantor e compositor Johnny Alf em turnês e gravações. Em 1998, gravou em parceria com o baterista Alexandre Cunha o vídeo “Brazilian Duet – Ultrapassando Limites”. Seu Primeiro cd solo, Boyya (Mix House), foi lançado em 2000 e conta com participações de Hermeto Paschoal, Mané Silveira, Sizão Machado entre outros. Em 2003 lança ao lado de Gilberto de Syllos o livro “Bateria e Contrabaixo na Música Brasileira“ pela Editora Lumiar, e recentemente relançado pela Editora Irmãos Vitale. Ainda em 2006 lançou seu segundo cd “SAMBASÓ” e o DVD “Vassourinhas na Música Brasileira”, primeiro dvd/aula sobre o assunto feito no Brasil.

Cursou Bacharelado em Música Popular na FITO em Osasco/SP e licenciatura em História pela Unicesumar. Atualmente cursa licenciatura em Filosofia pela Unicersidade cruzeiro do Sul.

Em 2012 lançou seu terceiro cd solo intitulado “Atemporal” pela DG Produções. De entre seus trabalhos instrumentais estão São Paulo Ska Jazz, Michel Limma Trio, Rogério Rochlitz Quarteto além de seu próprio grupo. Desde 2006 acompanha a cantora Luiza Possi em gravações e shows. Trabalha também com o grupo Falamansa e com a cantora Virgínia Rosa. Em 2016 e 2017 esteve em várias cidades da China ministrando workshops sobre música brasileira. Esteve também na Universidade de Shaghai e no 2017 Nine Beats Summer Drum Camp. Em 2018 ministrou workshops nos principais conservatórios da Holanda entre eles em Amsterdam, Rotterdam, Haarlem, Tilburg e Breda. Esteve também no Uruguay no 1º DRUMDAY da HIT e também na Escuela Universitária de Música em Montevideo, divulgando seu novo livro “Imaginação Rítmica- Estudos de Coordenação para Ritmos Brasileros” e também ministrando a masterclass com o mesmo nome.

É endorsee Istanbul Mehmet Cymbals, Odery Drums, Evans Drumheads, Promark Drumsticks e FSA Cajons.

Tags:

27/05/2019 11:00
Escola Superior de Música de Lisboa - sala 0.81

Escola Superior de Música de Lisboa (ESML - IPL)