Masterclass de Viola de Arco pelo prof. Ricardo Gaspar

Inscrições e mais informações: pmunoz@esml.ipl.pt

Biografia

Ricardo Gaspar iniciou os estudos musicais na FMAC e licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Pedro Muñoz. Obteve o Mestrado na Royal Academy of Music em Londres, sendo-lhe atribuído o DipRAM (performance de excelência no recital final), o Paton Award e o Sir Arthur Bliss Prize. Foi bolseiro da Orquestra Sinfónica Juvenil/Fundação EDP apresentado-se a solo com a mesma. Como instrumentista de orquestra foi membro da European Union Youth Orchestra, colabora com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, tem sido viola principal convidado da Geneva Chamber Orchestra e colaborou com a London Symphony Orchestra. Integrou o String Scheme da London Symphony Orchestra, trabalhando com maestros como Vladimir Ashkenazy, Pablo Heras-Casado, Semyon Bychkov, Sir Mark Elder, Gianandrea Noseda, Bernard Haitink e Valery Gergiev. Frequentou cursos e masterclasses de viola com Anabela Chaves, Diemut Poppen, Garth Knox, Igor Sulyga e Yuri Bashmet, e de música de câmara com Pavel Gomziakov e David Finckel.

Foi vencedor do Prémio Jovens Músicos (2012) e do Prémio Maestro Silva Pereira/Jovem Músico do Ano, tendo-se apresentado a solo com a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Em 2013 participou no 31º Festival de Leiria acompanhado pela Orquestra Gulbenkian e no Young Europeans Concert no National Concert Hall em Dublin, tendo interpretado o Lachrymae de Britten com a Orquestra da Rádio e Televisão da Irlanda sob a direcção de Jean-Luc Tingaud.Recentemente participou no concerto do 70 aniversário de Trevor Pinnock no Wigmore Hall em Londres.

No âmbito da música de câmara apresentou-se na Casa da Música e no prestigiado Wigmore Hall (Londres) como Viola Principal dos Royal Academy Soloists, tendo gravado também com esta formação um arranjo para ensemble de câmara da 2ª Sinfonia de Bruckner dirigido por Trevor Pinnock. É membro do Trio Portucale com o qual ganhou o 1º Prémio de Música de Câmara|nível superior da 28ª edição do Prémio Jovens Músicos em 2014. Foi bolseiro do Santander Universities UK, Helen Worswick, Leverhulme Trust e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Ricardo Gaspar actualmente faz parte da International Menuhin Music Academy (Suíça), realizando atividades junto a Ivan Vukcevic and Maxim Vengerov.

Tags:

11/01/2019 15:00
Escola Superior de Música de Lisboa - Pequeno Auditório da ESML

Escola Superior de Música de Lisboa (ESML - IPL)