Exposição Mestre Manuel Lima (ESML)

EXPOSIÇÃO

Artista: Mestre Manuel Lima

Curadoria: Margarida Velez

Apresentação da Obra do Mestre Manuel Lima

No seu trabalho artístico, Manuel Lima mostra a sua qualidade formal e tão peculiar de retratar a figura humana, por um lado e, por outro uma rigorosa observação da natureza. Mestre Manuel Lima passa através da sua obra, uma mensagem tocante pela verdade com que é transmitida e ao mesmo tempo pela transparência de processos e aparente simplicidade de execução. Estamos perante um dos maiores pintores da sua geração que, desenvolveu paralelamente outras atividades no campo das artes, sendo cenógrafo, muralista e professor.

(Miguel Henriques)

BIOGRAFIA

Manuel Lima nasceu em Nisa, Alentejo, a 10 de Junho de 1911. Evidenciou, ainda criança, talento para as Artes Plásticas. Frequentou o liceu, em Coimbra. Cursou, mais tarde, a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde teve por mestres, Simões de Almeida (sobrinho), Luciano Freire, Veloso Salgado, Henrique Franco e Varela Aldemira. Terminou o Curso Superior de Pintura com a classificação de 18 valores.

Obteve, muito jovem, (1926) o primeiro prémio, num concurso a nível nacional, para um cartaz. Era o precedente de muitos outros: Prémio “Miguel Ângelo Lupi”; “Medalha de Prata” da Sociedade Nacional de Belas Artes; Prémio “Gustavo Cordeiro Ramos” (1983), atribuído também pela Sociedade Nacional de Belas Artes, com o quadro “Mercador de Ilusões”; Prémio “Correio da Manhã” (1984), com o quadro “Maternidade”.

Trabalhou com o pintor António Soares nos painéis do Palácio da Assembleia da República; colaborou na Exposição do Mundo Português em 1940, sendo da sua autoria os arranjos decorativos e pinturas murais das salas “Oceania”, “Documentos” e “Ordens Militares”; apresentou na Exposição Histórica da Ocupação o painel “Os Navegadores”; integrou a equipa dirigida pelo arquiteto Miguel Jacobetty no Estádio Nacional.

A atividade docente que já tinha exercido nas Escolas Secundárias Afonso Domingos e António Arroio retomou-a, em 1956, como professor da Escola de Artes Decorativas António Arroio. Nesse mesmo ano prestou provas públicas para provimento de um lugar de professor do 5º. Grupo da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, obtendo o título de Professor Agregado.
Em 1974 foi nomeado professor efetivo na área de pintura, função que desempenhou até atingir o limite de idade em 10 de Junho de 1981; tendo feito parte da Direção da Escola, nunca deixou de dar aulas aos seus alunos.

Após a morte do pintor em 1991, a família do Mestre Manuel Lima propôs-se efetuar uma série de exposições com as obras do artista. Duas exposições já foram realizadas em 1992, uma no Padrão dos Descobrimentos, sob o patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa e outra, na Casa da Cultura D. Pedro V, promovida pela Câmara Municipal de Mafra.

Informações adicionais

segunda a sexta | das 9h às 24h