A atividade do curso de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), inclui a apresentação pública de diversos exercícios, desde o 1.º ano de lecionamento, que envolve os três ramos: Atores, Design de Cena e Produção. Pretende-se que os exercícios sirvam de alavanca para o desenvolvimento pleno das capacidades dos alunos e para a aplicação prática das aulas. Teatro Nacional D. Maria II, entre muitos outros, é um dos muitos parceiros da ESTC, que proporcionam a realização dos exercícios finais dos alunos da Licenciatura em Teatro.
A ESTC trabalha em parceria com entidades culturais e com companhias de teatro visando a aproximação ao mundo do teatro profissional português. A escola mantém ligações internacionais com escolas congéneres, fomentando assim a cooperação e a troca de experiências
Sobre a ESTC
A Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) forma profissionais altamente qualificados nas áreas do Teatro e do Cinema, é uma das mais importantes escolas em Portugal, para as Artes Performativas – Interpretação (Atores), Design de Cena e Figurinos, Produção e Encenação, e Cinema – Realização, Imagem, Argumento, Montagem, Som e Produção. Criada em 1983 e integrada no Politécnico de Lisboa em 1985, resultou da fusão da antiga Escola Dramática e da Escola de Cinema existentes no Conservatório Nacional desde 1972.
A Escola é uma referência entre os seus pares nacionais e estrangeiros, sendo membro das principais associações intraescolas das suas áreas e está integrada nas mais importantes associações internacionais dos seus setores de atuação.
São várias as personalidades portuguesas relevantes, das áreas de teatro e de cinema, formadas pela ESTC.
A ESTC situa-se na Amadora, a 15 minutos do centro de Lisboa.
Curso de teatro
A Licenciatura em Teatro, ramo de Atores, visa a formação de atrizes e atores profissionais habilitados a darem resposta adequada às diferentes solicitações do meio teatral. O curso proporciona uma formação ímpar, com raízes no Conservatório Nacional fundado por Almeida Garrett, alicerçada numa das mais antigas tradições europeias, articulando os momentos axiais da história do Teatro Ocidental com as mais relevantes experiências no âmbito das artes performativas contemporâneas.
O prestígio do curso de Teatro – ramo Atores da ESTC, manifesta-se no reconhecimento nacional e internacional da qualidade dos seus formandos e na sua rápida inserção profissional.
A Licenciatura em Teatro – ramo Design de Cena (Cenografia e Figurinos) promove a formação e a investigação em torno da plasticidade da cena.
Aposta no trabalho laboratorial, na reflexão e criação como fundamentos da prática artística e dota os alunos de conhecimentos técnicos e operativos que lhes permitem desenvolver projetos de forma autónoma e encontrar as suas linguagens e interesses.
Trabalha, essencialmente, para e com as áreas do Teatro e das restantes Artes Performativas, mas abre-se ao Cinema, Televisão e Artes Plásticas.
Integra unidades curriculares de Projeto de Cenografia e Figurinos, Teorias, Adereços, Costura, Iluminação, Softwares Gráficos, Marionetas e Formas Animadas, Maquilhagem e Caracterização, entre outros.
A Licenciatura em Teatro – ramo de Produção visa a habilitação de novos profissionais com forte formação cultural e teatral e competências específicas nas áreas técnicas, luz e som, e de gestão cultural, administrativa e executiva de projetos artísticos.