Magnólia: a pele de Vera Castro

EXPOSIÇÃO

Figurinos de: Vera Castro

Curadoria: Paulo Morais-Alexandre – ESTC | Luísa Marques – ESTC

“[…] O figurino é tudo aquilo que é criado sobre o corpo de um intérprete, o que o tapa ou destapa, o maquilha, calça ou penteia, para que de actor, cantor ou bailarino, passe a ser uma personagem na cumplicidade partilhada da sua definição.

O figurino é capaz de nos informar sobre o estado de alma, o carácter, o nível social, o lugar, a época, ou se uma personagem opera a nível simbólico, os valores que transporta, como alegoria ou metáfora.

Ele é inseparável do corpo do intérprete. […]”

in O papel da segunda pele de Vera Castro, Babel, 2010, p. 13.

BREVE BIOGRAFIA

“Vera Castro (1946-2010) nasceu em Luanda. Estudou gravura e pintura, em Lisboa, tendo estagiado, em Paris, na área do desenho gráfico para tecidos. Ingressou no ensino em 1970. A partir de 1991, é requisitada ao Ministério da Educação para fazer parte da renovação científico-artística do Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema. Aposentou-se, em 2007, por ter atingido o tempo de serviço completo. Faleceu em Lisboa.”

in O papel da segunda pele de Vera Castro, Babel, 2010.

Entrada Livre

Confirmação: Não necessária