“Vidas em Fuga da Pobreza”

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

Autor: José Cavaleiro Rodrigues

Apresentação a cargo de: Filomena Silvano

Sinopse: Começam hoje a ser bem conhecidos os determinismos que encerram a maioria dos pobres em ciclos intergeracionais de pobreza. Mas também as circunstâncias que, ainda assim, geram uma camada flutuante, para a qual os episódios de pobreza não se transformam numa condição definitiva.  Nesta obra, que resulta de uma investigação aprofundada sobre o campo teórico da pobreza e sobre os estudos empíricos que lhe dão corpo, o autor desvenda as trajetórias de mobilidade de vinte e oito famílias residentes em dois bairros de habitação social, um na cidade de Lisboa e outro num concelho fronteiro, da área metropolitana.

BIOGRAFIA DO AUTOR

José Cavaleiro Rodrigues é Doutorado em Antropologia do Espaço e das Cidades, Mestre em Sociologia Urbana e Rural e Licenciado em Antropologia, atualmente docente da Escola Superior de Comunicação Social do Politécnico de Lisboa e Investigador Integrado do Centro em Rede de Investigação em Antropologia. Além do seu tema preferencial de trabalho, a pobreza, as desigualdades e as identidades sociais, do seu currículo científico fazem parte dezenas de comunicações, artigos e partes de livros, com temas tão variados como a antropologia e a etnografia visuais, as representações sociais, a cidadania e o desenvolvimento comunitário.

BIOGRAFIA DO APRESENTADOR

Filomena Silvano, é Professora Associada com Agregação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. No ano em que terminou a licenciatura em Antropologia (1982) foi selecionada para integrar a equipa de investigação do projeto “Espace et Développement : développement spatial et identités régionales au Portugal”. Esse fato veio a determinar de forma significativa a sua carreira, por um lado, porque lhe permitiu integrar uma equipa de investigação internacional – num tempo em que essa possibilidade era, em Portugal, muito reduzida – e, por outro, porque determinou a sua área de especialização inicial, a Antropologia do Espaço. Os seus interesses – que relacionam as questões das identidades coletivas e individuais com o estudo do espaço, do habitat, dos objetos e, mais recentemente, da cultura expressiva e do consumo – mantiveram-se ao longo do tempo e foram sendo objeto de trabalho no quadro de vários projetos de investigação. Colaborou em quatro documentários do realizador João Pedro Rodrigues. É autora dos livros “Territórios da Identidade”, “Antropologia do Espaço” e “De Casa em Casa: Sobre Um Encontro entre Etnografia e Cinema”.

Entrada Livre

Confirmação: Não necessária