“Fundamentos de Electrónica de Potência”

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

Autor: João Carlos Pires da Palma

Apresentação a cargo de: Elmano Margato

Sinopse: Atualmente, a tecnologia de conversão eletrónica de energia é utilizada em inúmeros equipamentos e sistemas industriais, permitindo a melhoria do desempenho e a utilização racional de energia. Tais conversores podem ter aplicação, por exemplo, em controlo de acionamentos de velocidade variável industriais ou de tração elétrica, carregamento de baterias, fontes de alimentação e sistemas de produção de energia elétrica a partir de recursos primários renováveis, entre outras.

Este livro destina-se a estudantes de Engenharia Eletrotécnica ou Eletrónica, a frequentar unidades curriculares de eletrónica de potência; professores de unidades curriculares de eletrónica de potência e engenheiros que trabalhem com conversores de potência.

BIOGRAFIA DO AUTOR

João Carlos Pires da Palma, nasceu em Luanda em 1956 e faleceu em Lisboa em 2018. O autor exerceu actividade docente no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Automação do ISEL desde 1980, onde lecionou mais de uma dezena de cadeiras da sua especialidade, sendo em 2018 professor coordenador convidado.

No final de 2017, João C. P. Palma apresentou o programa de investigação para ascender à categoria de Investigador Coordenador. De 2013 a 2018, chefiou o Núcleo de Sistemas Eletrotécnicos e Mecânicos do Centro de Instrumentação Científica do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

BIOGRAFIA DO APRESENTADOR

Elmano Margato, atual Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa,  ingressou em 1980 como Monitor do ISEL exercendo atividade na área científica de Energia e Sistemas de Potência. Em 1984 é contratado como Assistente Eventual, exercendo funções docentes no curso de bacharelato em Engenharia de Energia e Sistemas de Potência até 1988. Entre 1988 e 1998, com a categoria de professor adjunto (nos primeiros dois anos como equiparado) da mesma área científica, lecionou nos cursos da responsabilidade do então Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Automação (DEEA).

Entrada Livre

Confirmação: Não necessária