Os Cercos de Lisboa – site specific o Castelo S.Jorge

Os Cercos de Lisboa

Site specific no Castelo de S. Jorge, Lisboa
dias 6, 7, 14, 21, 27 e 28 de junho de 2019, pelas 19h00

Os alunos finalistas do curso de Licenciatura em Dança da ESD, com orientação do professor Francisco Pedro, irão apresentar o site specific Os Cercos de Lisboa dentro das muralhas do Castelo de S. Jorge, no Núcleo/Sitio Arqueológico, Praça Nova.

Os alunos estiveram em Residência Artística no Castelo de S. Jorge, em fase de processo criativo, entre 27 e 31 de maio de 2019, das 10h às 13h e das 14h às 17h.

Os Cercos de Lisboa é um site specific, criado e interpretado por estudantes finalistas do Curso de Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança (ESD)/IPL.
Em 2019, o espaço de estudo, residência, habitação e performance será o  Sítio Arqueológico do Castelo de S. Jorge.
Depois de Com Lisboa aos pés (2015), No regaço Embalas Lisboa (2016), Os Antónios de Lisboa (2017) e Finalmente o Céu (2018) terem percorrido as vistas do castelo em cortejo, os terramotos de Lisboa em peregrinação, as festas populares em arruada e as guerras em perseguição, n´Os Cercos de Lisboa o público cercará os intérpretes/criadores para ver brotar do chão as gentes que alimentam a multicolor Lisboa.
Cartas imaginárias ecoarão entre pedras, heróis de lendas aparecerão por entre o saibro.
Mouros, Cruzados, Lisboetas, Cristãos e Moçarabes, Castelhanos, Clérigos, Príncipes e Rufiões se aproximarão de vossas excelências e vos dirigirão palavras soltas de revolta e ternura, medo e paixão, infortúnio e glória, vitória e podridão, luta e encantamento, rebelião e festa.

O evento realiza-se ao abrigo da parceria entre a EGEAC/Castelo de S. Jorge e a ESD/IPL e está integrado na unidade curricular Projeto VI do curso de Licenciatura em Dança.

> dias 6, 7, 14, 21, 27 e 28 de junho de 2019
às quintas e sextas-feiras | 19h00 | Castelo de S. Jorge [Sítio Arqueológico do Castelo de S. Jorge]

Intérpretes/Criadoras: Ana Lia, Ana Branquinho, Inês Coimbra, Inês Duarte, Leonor Toscano, Margarida Paiva, Carolina Fonseca, Camille Bourdeau, Carlota Galvão, Catarina Moita, Inês de Castro, Maria Inês Martins, Mariana Pinto, Marta Silveira.

06/06/2019 19:00
28/06/2019 19:00